Esclerose Lateral Amiotrófica
A esclerose lateral amiotrófica (ELA) é uma doença neurodegenerativa grave que afeta os neurônios motores, que são as células nervosas responsáveis ??por controlar os músculos. A doença começa geralmente com fraqueza muscular e progride para paralisia completa dos músculos responsáveis ??pela fala, movimento e respiração. A ELA é uma doença terminal e pode levar à morte em questão de anos após o início dos sintomas.
Infelizmente, atualmente não há cura para a ELA e o tratamento é focado em controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas. O tratamento da ELA pode incluir medicamentos que ajudam a controlar os sintomas e a prolongar a vida, como o riluzol, relaxantes musculares e canabidiol.
Além dos tratamentos médicos, muitas pessoas com ELA se beneficiam de terapias de reabilitação, como fisioterapia e terapia ocupacional, que podem ajudar a manter a força muscular e a independência o máximo possível. Os cuidadores também podem ser uma parte importante do tratamento, ajudando a pessoa com ELA a realizar tarefas diárias e a manter uma vida o mais normal possível.
Embora a ELA seja uma doença grave e terminal, muitas pessoas com ELA vivem muitos anos com a doença e encontram maneiras de manter a qualidade de vida. Para isso, é imprescindível o diagnóstico adequado e precoce, sob seguimento multiprofissional e com neurologista especialista.